Alfarroba e seus benefícios

Conhecendo a Alfarroba e os seus benefícios.



Alfarroba é o fruto da alfarrobeira (Ceratonia siliqua), árvore nativa da região do mediterrâneo e conhecida a milhares de anos, sendo descrita, inclusive, em passagens da Bíblia e na Torá.

Trata-se de uma espécie de vagem que vem ganhando espaço na culinária atual por ser uma substituta do cacau (e, principalmente dos chocolates tradicionais) na preparação de receitas, já que sua coloração marrom escura e sabor adocicado concentram importantes nutrientes para o organismo.

Comumente utilizada na versão em pó, é rica em vitamina A (que protege a pele e a visão), vitaminas C (antioxidante e reforço imunitário) e do complexo B, além de minerais como o cálcio, potássio e o magnésio, é indicada na saúde muscular, gestantes, hipertensos e para os praticantes de exercícios físicos.

Devido ao baixo percentual de gordura (em torno de 0,7%) e ao alto teor de fibras que protegem a floral intestinal e regulam o funcionamento do intestino, é um alimento de baixo índice e carga glicêmica, o que a faz desempenhar um papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue e, por isso, indicada para quem sofre de diabetes e para quem busca o emagrecimento. Uma porção de duas colheres de sobremesa traz em torno de 25 Kcal.

Sua cor e o aroma são bastante similares ao cacau, mas, na hora de experimentar, percebe-se que a alfarrroba é sutilmente mais doce. Outra característica marcante, por não possuir teobromina ou cafeína, é indicada para quem tem propensão a desenvolver reações alérgicas ou enxaqueca devido ao consumo de cafeína (comuns no cacau).

Apesar dos inúmeros benefícios da alfarroba, enfatiza-se que, assim como qualquer tipo de alimento, o seu consumo deve ser realizado com moderação, especialmente por pessoas portadoras de obstrução intestinal ou com estenose do esôfago ou do intestino, que poderiam ter suas patologias agravadas pelo consumo exagerado.